Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clickw/public_html/ppbio/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the b-timeline domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clickw/public_html/ppbio/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the qi-blocks domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clickw/public_html/ppbio/wp-includes/functions.php on line 6121
PPBIO - Idesam Empresas do PIM são reconhecidas por contribuição à bioeconomia - PPBIO - Idesam

Notícias

Empresas do PIM são reconhecidas por contribuição à bioeconomia

Bioeconomia

Programa coordenado pelo Idesam já apoiou mais de 74 iniciativas nos últimos 5 anos 

Texto: Imprensa Idesam
Foto: TakeFilms/FIINSA

O Idesam reconheceu as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e que se destacaram no apoio ao Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), uma iniciativa que visa promover a sustentabilidade e a inovação na região. Ao longo dos últimos cinco anos, essas empresas contribuíram com recursos para o desenvolvimento de mais de 74 iniciativas, além de ajudar a criar quase 40 novos negócios relacionados à sociobiodiversidade da Amazônia. Além delas, a CNP Seguradora também recebeu a homenagem. 

 O evento de reconhecimento, realizado na 3ª edição do Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia (FIINSA), homenageou as empresas do PIM que aportaram seus recursos de P&D da Lei de Informática no programa, coordenado pelo Idesam sob supervisão da Suframa. As empresas homenageadas neste ano foram a  Digiboard EletrônicaGBR ComponentesFoxconnFlexTesa BrasilOX da AmazôniaSamsungDensoSyntpaper e CNP Seguradora

Homenagem aos Parceiros da Bioeconomia, durante o FIINSA. Foto: TakeFilms

Segundo Carlos Koury, diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam, esses parceiros estratégicos foram fundamentais para transformar a bioeconomia em uma área promissora para a economia local, apoiando iniciativas que buscam explorar as potencialidades da biodiversidade da Amazônia de forma sustentável. “Nós gostaríamos de reconhecer esses atores que se dispõem a fazer essa integração, essa nova forma de relacionamento com o ecossistema”, afirmou Koury. “Mais do que reconhecer, a gente quer poder contribuir e colaborar com os agentes de inovação, fazendo um debate que seja rico nas percepções de cada um, do porquê desse movimento, dessa integração”, completou. 

Entre os resultados alcançados, destacam-se os mais de 150 produtos, processos e serviços inovadores desenvolvidos para fortalecer a economia do interior da Amazônia. Para Koury, esses números refletem o impacto positivo das empresas no avanço da bioeconomia e na geração de emprego e renda para a região. 

Troféu elaborado pela movelaria ILC, negócio comunitário na RDS do Uatumã/AM. Foto: TakeFilms

Investimento em Inovação e Diversificação Para empresas como a GBR Componentes, o foco na bioeconomia não apenas representa uma forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável, mas também uma estratégia de diversificação e inovação. Rebecca Garcia, da GBR, falou sobre o processo de integração com a bioeconomia e os resultados alcançados. “A GBR sempre teve um olhar de diversificar aquilo que a gente faz. E a gente entende que a vocação da nossa região são as matérias-primas regionais da Amazônia”, disse. Garcia destacou a importância de desenvolver produtos à base de recursos locais, como o óleo essencial de andiroba, e o impacto disso na criação de um diferencial competitivo para os negócios. 

“Investimento, pesquisa e desenvolvimento é importantíssimo, mas a gente quer ver isso se transformar em nota fiscal, em produto, porque é isso que vai gerar emprego e renda para a nossa região”, acrescentou Rebecca, destacando o compromisso da GBR com a transformação de pesquisa em produtos de mercado.  

O comprometimento com a Amazônia é uma característica compartilhada por muitas das empresas do PIM que participaram do evento. Thiago Alves, representante da Flex, destacou a importância de apoiar a inovação local, especialmente em um mercado global competitivo. “Fazer indústria aqui na Amazônia é muito difícil. Nossos concorrentes são os chineses, e é bem apertado”, afirmou Alves. No entanto, ele enfatizou que a Flex, como empresa amazonense, tem um compromisso profundo com a região, ressaltando que a companhia tem um envolvimento diário no processo de retribuir à terra o que recebe dela. 

Saiba mais informações sobre os projetos, acessando o Portal de Bioeconomia