Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clickw/public_html/ppbio/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the b-timeline domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clickw/public_html/ppbio/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the qi-blocks domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clickw/public_html/ppbio/wp-includes/functions.php on line 6121
PPBIO - Idesam Volitan - Veículo de Efeito Solo (Barco Voador) - PPBIO - Idesam

Volitan – Veículo de Efeito Solo (Barco Voador)

Sobre o Projeto

A Aeroriver está projetando um Veículo de Efeito Solo adaptado às condições operacionais do território amazônico, batizado de Volitan. Esse veículo terá a capacidade de transporte de 10 passageiros, ou o equivalente a 1 tonelada em carga, tendo uma velocidade de cruzeiro de 150 km/h (3 vezes mais rápido que as lanchas mais velozes). A decolagem e pouso serão feitas nos rios, utilizando o casco desenvolvido para esse propósito e tudo isso com um gasto de combustível próximo a de um barco. Essa solução trará um ganho muito grande em velocidade para a região, tudo isso sem a necessidade de um grande custo de implementação tendo em vista que que o veículo utilizara os rios e nem um elevado custo por utilização.

Problema que quer resolver

Atualmente as viagens ao longo da Amazônia podem ser feitas de duas maneiras, a primeira é utilizando o barco e a segunda é utilizando o avião. O grande problema do barco é a sua velocidade, que no melhor dos casos consegue atingir uma velocidade média de 40km/h, algo consideravelmente baixo quando se considera o tamanho da região, outro ponto problemático desse meio de transporte é o amadorismo da grande maioria das empresas que transportam pessoas na região. Já o avião apresenta dois grandes problemas, o primeiro é o custo de implementação demasiadamente alto, pois requer uma grande infraestrutura para recebe-lo e o segundo é seu custo por utilização também muito elevado que faz com que sua operação não seja economicamente viável na região.

Solução apresentada

A AeroRiver está projetando um veículo de efeito solo adaptado às condições operacionais do território amazônico. Essa aeronave terá a capacidade de transporte de 10 passageiros, ou o equivalente a 1 tonelada em carga, tendo uma velocidade de cruzeiro de 150 km/h. A decolagem e pouso serão feitas nos rios, utilizando o casco desenvolvido para esse propósito.

Tipo e justificativa da inovação

A região Amazônica é extensa em território e a conexão entre as suas cidades é feita majoritariamente pelos rios. O veículo de efeito solo é até 300% mais rápido que as embarcações mais rápidas utilizadas para transporte atualmente na região, além de ser 50% mais econômico que as demais aeronaves e além disso dispensa custos elevados de infraestrutura e manutenção de aeroportos, tendo em vista que a sua operação é feita exclusivamente na água.

Geração de receita

A AeroRiver pretende faturar com a venda do veículo (Volitan) e com a prestação de serviços pós-venda, que seriam relacionados ao treinamento da tripulação e também serviços de manutenção.

Cadeia produtiva amazônica

Outros

Eixos temáticos no PPBio

III - Processos, produtos e serviços destinados aos diversos setores da bioeconomia

Status do projeto

Em captação de recurso

Captação
Valor de investimento:
R$ 1.500.000,00 a 2.000.000,00

Faça parte do desenvolvimento de um novo empreendimento

Investir
Informação da Instituição
AeroRiver