Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clickw/public_html/ppbio/wp-includes/functions.php on line 6121
Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the b-timeline domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clickw/public_html/ppbio/wp-includes/functions.php on line 6121
Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the qi-blocks domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clickw/public_html/ppbio/wp-includes/functions.php on line 6121 PPBIO - IdesamFilmes Flexíveis - Embalagens biodegradaveis e compostáveis - PPBIO - Idesam
Início » Filmes Flexíveis – Embalagens biodegradaveis e compostáveis
Filmes Flexíveis – Embalagens biodegradaveis e compostáveis
Sobre o Projeto
Projeto de desenvolvimento de embalagens biodegradáveis e compostáveis de filmes flexíveis fabricadas de resíduos de mandioca. Reaproveitamos resíduos agroindustriais da região amazônica para a produção de uma embalagem bioplástica biodegradável e compostável. Utilizamos um processo limpo sem a utilização de materiais tóxicos. É um produto que valoriza toda cadeia de valor, desde o fornecedor da matéria-prima até os agricultores de mandioca. Esta embalagem, ajuda a sustentar a floresta em pé, gerando renda para aqueles que são seus protetores. Nossa solução visa resolver os problemas relacionados à poluição causada pelo descarte inadequado de plásticos de uso único e sacolas. Protótipos desenvolvidos confirmaram a viabilidade de um produto com menor consumo de água e menor capacidade de absorção de água devido à incorporação de fibras. Compatível com equipamentos de produção de filmes da indústria plástico fóssil. A primeira linha que visamos são embalagens tipo filme flexíveis transparentes, moldáveis e seláveis com calor, funcionando como substituto para filmes plásticos de uso único, cujo são descartados diariamente sem nenhum tipo de tratamento e permanecem mais de 400 anos no meio ambiente. Nossas bioembalagens são feitas a partir de matéria-prima renovável, os resíduos da agroindústria do Amazonas são biodegradáveis e compostáveis, não polui o meio ambiente e traz um marketing verde ao empreendimento.
Problema que quer resolver
A utilização de embalagens de forma irresponsável está gerando um impacto socioambiental negativo. Portanto, a produção de plásticos biodegradáveis de fontes renováveis é essencial para suprir uma demanda por novas soluções aos plásticos fósseis. Por outro lado, clientes dentro do Brasil enfrentam dificuldades com acesso à tecnologia de fabricação, matéria-prima renovável, e embalagem final acabada para uso. O custo da logística de importação de embalagens e matéria-prima biodegradáveis de fora do Brasil são reduzidos com o consumo de nossas soluções, a custos mais baixos, por acessar fonte de matéria-prima nacionais. Fortalecendo a economia nacional e geração de soluções para problemas locais, como resíduos sem destinação, geração de renda, e redução do impactos negativos das embalagens plásticas comuns.
Solução apresentada
A startup Bioplazon produz embalagens biodegradáveis tipo filme flexível utilizando subprodutos da produção Amazônica, como o resíduo da produção de mandioca e do açaí. As embalagens são produzidas com uma tecnologia de conversão de resíduos agro em novas matérias-primas, como amido, fibras e celulose. Transformando através do processo de mudança da estrutura do amido termoplástico, com desenvolvimentos próprios para pellets aplicados a equipamentos de sopro e injetáveis para criação de filmes flexíveis e seláveis, entregando embalagens prontas para consumo. Substituindo embalagens de uso único e rápido utilizadas para alimentos e proteção polietileno e polipropileno. As embalagens da Bioplazon são uma alternativa sustentável aos plásticos convencionais, pois são biodegradáveis e compostáveis, entrando no ciclo da vida, servindo como adubo ao solo após uso, com resultados de decomposição em até 90 dias em compostagem. Contribuindo para a redução da poluição de plásticos na cadeia do cliente, adequando o cliente a metas ESG e promovendo a proteção do meio ambiente.
A Bioplazon promove a sustentabilidade com o uso eficiente das etapas da cadeia de insumos da região Amazônica, atuando junto de suas comunidades locais, evitando a desertificação dos ecossistemas naturais e preservando a floresta em pé. Mapeada 66 fornecederos da cadeia da mandioca com apoio do IDAM, Rede Maniva, Sepror. No muníciop de Tefé, durante mapeamento no local, conhecemos 4 associações, com 34 famílias associadas no beneficiamento da cadeia da mandioca e açaí. Para processamento final e envio das matérias-primas, uma agroindústria parceira, Apoena.
Tipo e justificativa da inovação
A solução da Bioplazon está na transformação de resíduos agrícolas tanto da mandioca, soja, milho e açaí em embalagens biodegradáveis e compostáveis, filmes flexíveis por método de sopro, totalmente biodegradáveis, onde após o usoa adubam o solo. A produção do produtos são baseados na recuperação de 75% dos resíduos amazônicos em novo matéria-prima, como amido, fibras e celulose. Os filmes flexíveis transformam-se em embalagens que protegem e seláveis, com decomposição total em até 90 dias. São formados pellets por meio de uma extrusora e com reação química executada no lab da Bioplazon, os pellets são formado por produção de saco e embalagem por sopro. Em maturidade atual de TRL 3, necessitamos de recurso para P&D, e alcançarmos TRL 9 com montagem de linha de operação para produção e comercialização, com proteção de tecnologia, laudos e comprovada bioegradação, e redução da pegada de carbono. Com uma cadeia de fornecimento estruturada, planejada e visando certificação Empresa B e Redução de Impactos diretos e indiretos no meio ambiente e emissões CO2. Reduzindo a pegada de carbono e veiculação de produtos feitos 100% plástico fóssil.
Eixos temáticos no PPBio
III - Processos, produtos e serviços destinados aos diversos setores da bioeconomia
Status do projeto
Em captação de recurso
Captação
Valor de investimento: R$ 1.000.000,00 - R$ 1.500.000,00
Faça parte do desenvolvimento de um novo empreendimento