Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clickw/public_html/ppbio/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the b-timeline domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clickw/public_html/ppbio/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the qi-blocks domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clickw/public_html/ppbio/wp-includes/functions.php on line 6121
PPBIO - Idesam De forma inédita, Suframa aprova renovação do Idesam à frente da coordenação do PPBio - PPBIO - Idesam

Notícias

De forma inédita, Suframa aprova renovação do Idesam à frente da coordenação do PPBio

Bioeconomia

O impacto dos primeiros quatro anos de coordenação atingiu 17 novas cadeias em 25 municípios da Amazônia 

Foto: Divulgação / Idesam (junho de 2023)

Com R$ 130 milhões em captação de recursos entre 37 empresas investidoras; o Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio) foi responsável pela geração de 356 empregos diretos em 25 municípios da Amazônia, entre 2019 e 2023. Nesse período, foram fomentados 104 produtos ou serviços que representam alguma inovação para as cadeias produtivas da Amazônia. O resultado credenciou o Idesam por mais cinco anos à frente da coordenação da iniciativa que é uma política pública da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) para fomento ao segmento a partir da inovação.  

O PPBio é um dos cinco programas prioritários criados para o aporte de parte dos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) oriundos da Lei de Informática (Lei nº 13.674, de 11 de junho de 2018). São eles: o de Fomento ao Empreendedorismo Inovador; Indústria 4.0 e Modernização Industrial; Economia Digital; e Formação de Recursos Humanos. Todos são instituídos pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda), que é responsável pela gestão dos recursos oriundos dos investimentos realizados pelas empresas que fizeram jus aos benefícios fiscais previstos na Lei de Informática.  

O diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam, Carlos Koury, destacou ainda o faturamento obtido pelas iniciativas fomentadas no montante de R$ 640 mil apenas em 2023. Até dezembro de 2023 existiam 23 projetos concluídos, 29 em execução, 26 em formalização e 321 aguardando execução;  além de 11 patentes e certificações registradas, bem como o desenvolvimento de 17 cadeias produtivas, entre elas, de açaí, castanha, tucumã, piscicultura, guaraná, abacaxi. 

“Iniciamos a coordenação do PPBio como um tema novo para o meio das empresas e P&D da Suframa, atuamos em meio a pandemia e superamos todas as barreiras. Nossa consistência institucional e a tese de impacto defendida pela Idesam, baseada na redução de desigualdade a partir da inovação nas cadeias produtivas, com garantia de mercado e floresta em pé, fez isso acontecer”, afirmou Koury. 

“Tivemos muitas conquistas ao longo desse período como a inovação no campo apoiando a primeira cadeia de bioplástico da Amazônia e o primeiro aplicativo de identificação de madeira. E outras iniciativas estão por surgir graças ao conhecimento de diferentes agentes de inovação que estudam, vivenciam e solucionam problemas. Foram 26 instituições apoiadas que levaram e agora continuarão levando inovação para as cadeias produtivas amazônicas. O resultado que o PPBio apresentou foi graças ao esforço de identificar pessoas diferenciadas, que estão na vanguarda do conhecimento e precisavam de apoio técnico e financeiro para modelar seu conhecimento para se posicionar no mercado”, completou o diretor técnico do Idesam. 

“Tivemos muitas conquistas ao longo desse período como a inovação no campo com a primeira cadeia de bioplástico da Amazônia e o primeiro aplicativo de identificação de madeira”, completou o diretor técnico do Idesam.  

Trâmites 

Antes de aprovar as tratativas para a renovação do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 04/2028, os comitentes elogiaram os indicadores desenvolvidos pelos técnicos da Autarquia para avaliar o desempenho da coordenadora, com o estabelecimento de métricas para aferir a eficácia de metas, eficiência e qualidade de gestão, bem como a efetividade dos impactos. Para o processo de renovação ser efetivado haverá, ainda, a necessidade de validação jurídica e celebração de termo aditivo entre a Suframa e o Idesam. 

A renovação do ACT foi validada pelo Capda no último dia 14 de dezembro, durante a 72ª reunião ordinária, por videoconferência, na plataforma virtual Teams.  

O Capda é o colegiado responsável pela gestão de parte dos recursos destinados a atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e oriundos de investimentos realizados pelas empresas de desenvolvimento ou produção de bens e serviços de informática que fazem jus a benefícios fiscais previstos na Lei de Informática. Os comitentes são representantes de órgãos governamentais, instituições de fomento à pesquisa e inovação, comunidade científica e setor empresarial. 

A segunda e última reunião ordinária do ano foi presidida pelo diretor de Transformação Digital, Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Luiz Felipe Gondin Ramos, na condição de coordenador do Capda, e pelo superintendente-adjunto de Projetos da Suframa, Leopoldo Montenegro, na função de secretário-executivo do Comitê pela Suframa. 

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Suframa