Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clickw/public_html/ppbio/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the b-timeline domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clickw/public_html/ppbio/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the qi-blocks domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clickw/public_html/ppbio/wp-includes/functions.php on line 6121
PPBIO - Idesam G20 Manaus: Idesam, Suframa e MDIC apresentam mais de 30 produtos em bioeconomia - PPBIO - Idesam

Notícias

G20 Manaus: Idesam, Suframa e MDIC apresentam mais de 30 produtos em bioeconomia

Bioeconomia

A Exposição é organizada pela agenda GIB e Serviço Florestal Brasileiro 

Texto: Imprensa/ Idesam
Foto: Divulgação/ Idesam

As delegações participantes dos Grupos de Trabalho do G20, terão a oportunidade de visitar a exposição intitulada “Exposição da Sociobiodiversidade Amazônica’. Além do Idesam, as organizações expositoras são MMA, ICMBio, SFB; Sebrae e InovaAmazonia e Origens, CBA, CIDE e Casa Ribeirinha. 

A mostra é fechada para convidados e acontece no Centro de Convenções Vasco Vasques e é parte integrante da reunião do G20 sobre Sustentabilidade Climática e Ambiental e da reunião da Iniciativa sobre Bioeconomia. O objetivo da exposição é destacar projetos e iniciativas locais que contribuem de forma inovadora no enfrentamento dos desafios ambientais e climáticos da Amazônia. 

Produtos da sociobiodiversidade no G20. Foto: Divulgação/Idesam

Os produtos apresentados estão divididos em três categorias: tecnologia, cosméticos e comida. São eles: o mel de abelha sem ferrão, da Amazônia Bee; smart burguer, smart meatballs e smart sausage, da Amazônia Smart Food; açaí energy drink, do Engenho Café de Açaí; mudas de espécieis amazônicas, da Biofábrica Ananas; extrato de frutas amazônicas, blends funcionais, óleo de castanha e óleo blend, da Terramazônia; amazônia foodlab, da Ekuia; castanhas do Brasil e amêndoas de cacau, da Zeno Nativo; nutrição regenerativa da floresta, da Mahta; alimentos naturais e saudáveis, da Mazô Maná; opções sem glúten, veganas e sem gordura trans, da Manawara; condimentos, da Soul Brasil Cuisine; chocolate amazônico da Na’Kau; alimentos naturais, da Manioca; e o Café Apuí Agroflorestal, da Amazônia Agroflorestal; na categoria de comida. 

Gel esfoliante, espuma de limpeza, argilas e óleos lídimos, da Biozer da Amazônia; linhas de limpeza facil, da Amakos; óleos essenciais, da Encantos da Floresta; produtos feitos do couro de peixes amazônicos, da Yara Couros; nanocosméticos, da Darvore; cosméticos naturais veganos, da Ekilibre; cosméticos, da Moma Natural; e os óleos vegetais e essenciais e objetos de madeira certificada, da Inatu Amazônia; na categoria de cosméticos. 

Plataforma de inteligência climática, plataforma ESG, agrosmart Nexus e app BoosterAGRO, da Agrosmart; biofertilizante – Biochar Fert Açaí NK+, da Biofert; comercialização da tecnologia de micro-ondas, da Innovatus; comercialização de óleo de pracaxi e das prensas artesanais, da Inova Manejo; comercialização de alevinos, da Gigas Baby; serviço de implementação do sistema agrícola, da Agrega+; peças de bicicleta com fibras de tucumã e açaí, da AGJTech; máquina colhedora de açaí, da Agranus; e ibogaína amazônica, da Hylaea; na categoria de tecnologia.  

Foto: Divulgação/ Idesam

De acordo com a programação, o objetivo é destacar as soluções práticas e inovadoras que inspiram mudanças significativas e sustentáveis, além de fortalecerem a conscientização sobre a importância de agir para proteger nossos recursos naturais. 

G20 em Manaus 

Manaus sedia, entre os dias 17 e 19 de junho de 2024, a reunião da Iniciativa sobre Bioeconomia do G20. Este é primeiro evento do G20 realizado na capital amazonense. Na mesma semana, de 19 e 21 de junho, ocorre a reunião do Grupo de Trabalho do G20 sobre Sustentabilidade Climática e Ambiental, ambos eventos realizados no Centro de Convenções Vasco Vasques. 

O G20, que reúne as maiores economias do mundo (19 países, além da União Africana e a União Europeia), está sob a presidência do Brasil, desde 1º de dezembro de 2023. Esta é a primeira vez que o tema da bioeconomia é discutido multilateralmente, uma iniciativa proposta pela presidência brasileira no G20. A reunião em Manaus foca no uso sustentável da biodiversidade para a bioeconomia, com participantes nacionais e internacionais discutindo estratégias para a conservação, preservação e recuperação da biodiversidade. 

Fórum Inter-religioso do G20 

Em paralelo, Manaus também recebe o Ciclo de Reuniões do Fórum Inter-religioso do G20, abordando o tema ‘Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Engajamento Religioso: Contribuições para o G20’. André Vianna, diretor técnico do Idesam, participa do debate ‘Criando valor e prosperidade e regenerando a natureza: dinâmicas religiosas e fatores sociais, biológicos e econômicos’. Esta oficina discute caminhos para a prosperidade com foco na segurança alimentar, justiça climática e preservação das florestas, destacando o papel das crenças e instituições religiosas na regeneração da natureza. 

A primeira sessão será moderada por Romanna Remor, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Roble del Sur, e contará com painelistas como Patrícia Cota Gomes, Diretora Adjunta do Imaflora; André Viana, Diretor Técnico do Idesam; Ernesto Souza, agricultor agroflorestal residente na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã; e Paulo Oliveira, Proprietário da Cocar&Co. 

A participação do Idesam nas reuniões do G20 em Manaus sublinha a importância da sociobiodiversidade e da bioeconomia na agenda global, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a conservação da Amazônia.