Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clickw/public_html/ppbio/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the b-timeline domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clickw/public_html/ppbio/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the qi-blocks domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clickw/public_html/ppbio/wp-includes/functions.php on line 6121
PPBIO - Idesam Programa Prioritário de Bioeconomia tem contas auditadas e aprovadas sem ressalvas - PPBIO - Idesam

Notícias

Programa Prioritário de Bioeconomia tem contas auditadas e aprovadas sem ressalvas

Bioeconomia

Coordenado pelo Idesam, o PPBio promove pesquisa e investimentos para a agenda de inovação em bioeconomia na Amazônia 
Texto: Camila Garcêz/Idesam
Foto: Fred Rahal

O Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), iniciativa coordenada pelo Idesam desde 2019, e idealizada pela Superintendência da Zona Franca (Suframa), teve suas contas referentes ao Relatório Demonstrativo de 2022, auditadas pela BDO Brasil e aprovadas integralmente sem ressalvas. 

O PPBio tem o objetivo de fomentar acesso ao mercado aos diversos produtos amazônicos através de produção sustentável e agregação de valor. Este, funciona como uma ponte entre empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICTs) públicas e privadas, junto a incubadoras, aceleradoras e startups.

Para Paulo Simonetti, líder de Inovação em Bioeconomia do Idesam, o programa está no ponto de encontro entre essas três entidades, mais as startups e demais empresas aceleradas. Para ele, o arranjo desses atores é bastante complexo e garantir a transparência desta política pública é essencial.

“Nós tomamos muito cuidado com a transparência na gestão, na eficiência e responsabilidade na aplicação dos recursos, e hoje estamos em mais um ano, aprovados sem ressalvas. Para nós, é motivo de orgulho e uma maneira de sabermos que estamos no caminho certo, não só pelos resultados, mas também por estarmos conseguindo executar de forma adequada esse recurso numa perspectiva técnica e financeira”, destacou, frisando que a auditoria é de suma importância para validar e corroborar com esse pensamento.

Ao todo, foram 26 projetos prioritários auditados, sendo eles: Aquicultura de Precisão; Tecnologia para Produção de Hortícolas; Análogos de Caviar; Bioplásticos; Inatú Amazônia; Produção Agroecológica de Hortícolas; Gestão Digital das Coletas e Custos do Açaí; Amakos; BioAmazon; Produção de CDR; Ecocitizen; Ecodots; Desenvolvimento de Processo Produtivo para Agregação de Valor à Cadeia do Pescado; Gigas Baby; Gestão na Cadeia Produtiva de Pirarucu; Estudo de Viabilidade para Exportação de Abacaxi; Plataforma de Identificação Botânica de Madeira; Nova Prensa de Pracaxi; Nutrire; Composição de Custo do Pescado para Piscicultores; Desenvolvimento de Gel Cicatrizante; Adaptação de Processos de Certificação Participativa; Proteína Vegana; Sistema Multifásico de Piscicultura; Superfrutas Amazônicas; e o Vem de Onde?. 

Resultados da auditoria 

A BDO Brasil é considerada a 5ª maior empresa de auditoria e consultoria do Brasil. Está presente em mais de 160 países, possui escritórios em 24 cidades brasileiras e tem forte presença em importantes setores econômicos como a construção civil, setor de energia e recursos naturais, saúde, redes varejistas, indústria têxtil e moveleira. 

De acordo com informações fornecidas pela empresa, a auditoria consiste na análise e validação da prestação de contas. São examinadas três informações principais: as entradas, que são os aportes dos recursos; as despesas, ou como este recurso foi gasto, que é a prestação em si; e por fim, o percentual de repasse ao coordenador executor, que precisa cumprir um limite estabelecido pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia, o CAPDA. 

As notas gerais do Relatório do auditor independente sobre elementos específicos das demonstrações contábeis, mostram que os termos de convênio estão em conformidade com as normas de auditoria e os custos indiretos estão dentro do aceitável pelo artigo 43 da resolução CAPDA n° 2 de março de 2020. Na análise do relatório técnico de cada projeto finalizado, foi identificado que as metas e objetivos dos projetos foram atingidos. Sobre os projetos ainda vigentes, verificados que estão ocorrendo conforme o planejado. 

Para Carlos Koury, diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam, a auditoria encontra a obrigação prevista na legislação que regula o funcionamento do PPBio, com um princípio praticado pelo Idesam. “Para a sociedade, essa auditoria transmite a segurança da política pública que vem sendo executada e que gera resultados na promoção da bioeconomia da Amazônia”, salientou. 

Mais informações sobre a agenda de trabalho do PPBio, estão disponíveis em bioeconomia.org.br