Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clickw/public_html/ppbio/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the b-timeline domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clickw/public_html/ppbio/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the qi-blocks domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clickw/public_html/ppbio/wp-includes/functions.php on line 6121
PPBIO - Idesam Projetos inovadores são reconhecidos em evento do PPBio em Roraima - PPBIO - Idesam

Notícias

Projetos inovadores são reconhecidos em evento do PPBio em Roraima

Bioeconomia

Texto: Diego Gonçalves
Foto: Jonathas Oliveira

Evento, coordenado pelo Idesam, teve como objetivo buscar novos negócios da bioeconomia para investimento 

Nos dias 27 e 28 de abril, Boa Vista, em Roraima, foi o palco de um evento do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio). Denominado “PPBio Investe: Seleção de Negócios Inovadores em Bioeconomia”, a iniciativa buscou estimular o ecossistema local de bioeconomia, ressaltar a importância do PPBio enquanto política pública e definir dois projetos para receberem até R$ 500 mil em investimentos. 

Após a apresentação de uma variedade de projetos a um painel de especialistas, foram escolhidos os vencedores, considerando aspectos técnicos como maturidade tecnológica, visão empreendedora, escalabilidade e impacto socioambiental. 

O “Projeto de Integração da Cadeia do Açaí” e o “Coguamazon” foram os projetos selecionados. O primeiro introduziu a ‘Climbot’, uma colheitadeira automática de açaí que otimiza e segurança o processo de colheita, beneficiando os trabalhadores. O segundo propõe a produção e venda de cogumelos amazônicos desidratados, apoiando produtores rurais em Caracaraí. 

“Somos a primeira do Brasil com este produto exclusivo, que possibilita uma colheita automatizada com uma velocidade maior e mais segura que a colheita tradicional realizada manualmente. Apresentamos um modelo de negócio para tornar a tecnologia acessível a todos, por meio do aluguel dos equipamentos, buscando uma colheita segura e eficiente para um número maior de trabalhadores”, detalhou Carlos Coutinho, representante do “Projeto de Integração da Cadeia do Açaí”. 

Para Claudete dos Santos, do “Coguamazon”, o destaque da solução está em combinar a geração de renda e apoio técnico à produção. “Nossa ideia é levar desenvolvimento de tecnologia para essas famílias para que elas possam fazer a produção desses cogumelos que hoje ainda não são explorados em Roraima”. 

Durante o evento, Paulo Simonetti, líder de captação e relacionamento do Idesam e gerente do PPBio, frisou a necessidade de expandir os investimentos de P&D da Zona Franca de Manaus para além da região metropolitana. “Este evento faz parte da nossa estratégia para fomentar o desenvolvimento de negócios sustentáveis e inovadores em toda a região amazônica. Os projetos selecionados aqui são um marco significativo para a bioeconomia e a valorização dos recursos naturais e culturais de Roraima”. 

A próxima etapa consiste em enquadrar os projetos selecionados de acordo com as normas do Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (CAPDA). 

Coordenado pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), o PPBio é uma política pública da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O evento contou com o financiamento do Governo do Reino Unido por meio do programa Partnerships for Forests e o apoio local da Prefeitura de Boa Vista.